Sobre nós
RELATO DA HISTÓRIA DO FUTEVÔLEY DE NOVA PARNAMIRIM
I – DA FUNDAÇÃO
O Futevôlei foi fundado em 1995, a partir da idéia de ser praticado em uma das traves do campo de futebol, situado ao lado da localidade denominada Morro do Arrebite, o qual ocorria sempre antes da pelada que, diariamente, se iniciava às 16h30mim, sendo utilizada a própria Bola de Futebol de Campo).
II – DOS PARTICIPANTES PRINCIPAIS
Tal prática teve como pioneiros, os atletas amadores “Seu Paulo, Augusto, Gilmar, Jorge, Patu, Cilinho, Edmilson, Jailson, Pitbull e Elvis”, dentre eles, outros atletas que ali esperavam o início da pelada.
III – DO DESENVOLVIMENTO
Com o passar dos tempos, os atletas foram tomando gosto pela prática do Futevôlei, ao ponto de dispensarem a pelada e continuarem jogando numa quadra, sem qualquer estrutura, feita atrás da mencionada trave do campo de futebol (ainda com a bola de futebol de campo). Em seguida, com a doação de uma rede de voleibol, por parte do atleta Gilmar, o Futevôlei passou a ter uma melhor estrutura, sendo jogado, desta feita, em outra quadra localizada ao lado de uma construção de apartamentos, hoje, denominado “Arco Íris”, situada na rua Abel Cabral.
Na medida em que as construções iam se desenvolvendo, o Futevôlei ia imigrando-se, passando, desta vez, a ser praticado no morro que ficava ao lado de um matagal, por trás do Serrambi VII, onde, diariamente, se verificava usuários de drogas descerem para o mato, muitas vezes, com estudantes femininas fardadas, ocorrendo assim, várias abordagens e prisões realizadas por policiais militares fortemente armados.
Diante de tais acontecimentos constrangedores, resolveu-se fazer uma quadra por trás do Colégio CAP, onde se passou a praticar o Futevôlei com mais tranqüilidade, e daí foi comprado, em Ponta Negra, uma bola Mikasa (usada) e uma marcação de corda, esta última, ainda encontra-se sendo utilizada.
Mais uma vez, as construções fizeram com que o nosso Futevôlei fosse transferido, oportunidade em que fomos praticá-lo num espaço que o seu acesso era defronte ao Comércio de Zequinha, situado na rua Cap. Eraldo Cunha. Depois fomos para um terreno administrado por Zé Bodeiro, localizado por trás de Creche Comunitária Adalgisa Carvalho, que fica na rua Carmindo Quadros.
A partir de 2005, o Futevôlei foi instalado no terreno de propriedade do Grupo Caramelo, localizado na Av. Maria Lacerda Montenegro, conseguido através do atleta Edmilson, onde permanecemos por quatorze (14) anos, ou melhor, até o dia 08/02/2019, haja vista, a necessidade daquele grupo limpar e murar o terreno, sob exigência do M.P/RN.
Nesse mesmo dia (08.02.2019) o futevôlei foi transferido pelos atletas Jailson, Mecinho, Jorge e Augusto, para Praça pública localizada na Colina do Pitimbu-Nova Parnamirim, por trás da Igreja católica Rainha da Paz, ficando registrado como "Arena da Coruja” na Colina do Pitimbu-Nova Parnamirim".
Este, relato foi elaborado pelo atleta Augusto em 16.01.2009, o qual poderá, temporariamente, ser alterado, de acordo com a necessidade de possível transferência.
É o relato. Augusto
História do Projeto
O presente Projeto tem como objetivo apresentar o Futevôlei de Nova Parnamrim, que foi criado desde de janeiro de 1995, visando proporcionar aos seus participantes a prática de tal esporte como forma de lazer, entretenimento, integração social e promoção de saúde física e mental.
Nossos utilizadores
Esta "modalidade esportiva" foi criada em 1965, nas areias de Copacabana, no Rio de Janeiro, para burlar a policia da proibição de jogar futebol e linha de passe na praia. A atividade era praticada numa área semelhante a uma quadra de vôlei com rede e campo delimitado, o que era permitido. Um dos seus fundadores foi o jogador Almir Pernambuquinho, seguido de Vavá (que jogou a Copa do Mundo de 1962) e muitos outros jogadores, como Doval, Edinho, Júnior, Cláudio Adão, Romário, Renato Gaúcho, dentre outros.
Trata-se de uma modalidade que apresenta um grau de dificuldade enorme, desde a areia pesada até a alta técnica necessária para recepção, passe e ataque ao campo adversário. Dificilmente um atleta com limitações técnicas consegue praticar o futevôlei. A habilidade (ou a falta dela) é fácil de ser detectada por qualquer pessoa, pois a bola foge do controle ao menor erro técnico.
É preciso controlar a técnica com a força, com a direção bem controlada, antever o que o adversário pretende realizar, oferecendo ao atleta a oportunidade de desenvolver habilidades que o ajudarão a levar uma grande vantagem para a prática do futebol.
Nova lista
Esta lista está vazia.